Casamento

Dicas para melhorar as fotografias do teu casamento


Dicas para melhorar as fotografias do teu casamento

Olá :) 

Primeiro queria partilhar a nossa opinião sobre a indústria dos casamentos, já estamos no mercado há muito tempo e já vimos de tudo !!!

Para nós os casamentos mais fixes, não têm que ter tudo o que lhes é proposto, tentem seguir o vosso instinto e se não curtem, ou não se vêm a fazer determinada cena, simplesmente não façam :) 

Um grande casamento não é onde se gasta mais dinheiro, onde a decoração é a mais vistosa ou onde tens de tudo e mais alguma coisa...caguem nisso!

Os melhores casamentos são aqueles onde as pessoas estão felizes, onde todo o mundo está a curtir, onde depois de planeares e decidires o que queres resta só o prazer de desfrutar com os amigos e família.

Se vocês estiverem bem, os vossos convidados também vão estar.

E lembrem-se não podemos agradar a todos!


Os preparativos

Esta primeira fase do dia é para nós muito importante, é onde vamos começar a fotografar o vosso casamento.

Começamos devagar, fotografamos pormenores e fazemos fotografias descontraídas dos momentos de interação com quem está presente. Vamo-nos apresentando ao resto da família e amigos e com calma os restantes convidados começarão a conhecer a nossa equipa, ajudando assim a que o dia seja ainda mais incrível! 

Depois de todos se acostumarem à nossa presença vai ser muito mais fácil quando chegarem os momentos mais importantes, aí passamos de fotógrafos a mais uns amigos na festa, e isso faz toda a diferença!

Na fotografia a luz é muito importante, preferimos sempre a luz natural e pedimos para desligarem a luz interiores onde as lâmpadas têm sempre uma cor diferente da natural, ajudando a ter fotografias com uma cor mais bonita e real!

Por isso se tiverem essa possibilidade, escolham divisões com luz natural para se prepararem, e quando a maquiadora ou cabeleireira chegarem, proponham  que se posicionem em frente de uma janela onde a luz é mais abundante, de certeza que elas também vão agradecer.

Preferimos fotografar em casa dos noivos ou dos pais sempre que possível, acreditamos que o ambiente familiar vai enriquecer as vossas fotografias e memórias. Se não for possível considera um Airbnb ou alojamento local  como uma alternativa, por norma estas casa têm mais espaço, melhor luz e mais privacidade, e se escolherem bem vão encontrar casas super bem decoradas e isso também ajuda bué na altura de fotografar :)


Fotografias com os convidados sim ou não ?

Isso é um dos grandes dilemas dos nosso noivos.

Vamos partilhar a nossa opinião espero que vos ajude:

Tirar ou não tirar essas fotografias?! Vocês é que escolhem.

Na nossa forma de fotografar essas fotografias não são essenciais, não nos ajudam muito a contar a história do vosso casamento , durante o dia estamos atentos e sempre prontos para fotografar os abraço às pessoas especiais, os sorrisos, a parvalheiras com os melhores amigos, o carinho e respeito pelos mais velhos. Isso é a nossa missão e essas são as fotografias que queremos por nos álbuns, fotografias verdadeiras de momentos verdadeiros .

Mas acreditamos que não são 15 minutos depois da cerimónia que vão fazer o vosso dia ficar mais chato, todas as mães e avós gostam de um retrato mais preparado com os noivos, assim fazemos questão de fotografar algumas imagens mais tradicionais  com a família mais chegada, mas rápidas e bem feitas!

Com o resto dos convidados podemos dar uma dica de quiserem fazer as “tais fotografias” podem pedir a um amigo que esteja mais à vontade com todos para ajudar neste processo, preparando os grupos e em 30 minutos vamos tratar de fotografar todos. Escolham grupos como os amigos da faculdade, amigos do trabalho, amigos do Crossfit,...  nós escolhemos um local bonito na sombra e despachamos o assunto e prometemos não ser uma seca!

Esta pequena sessão pode ser divertida e acontecer num local da festa durante os aperitivos enquanto bebem um gin, ou três ;)


Retratos do noivos

Nesta altura vocês já devem ter comido , falado com quase todas as pessoas, estão mais calmos e relaxados, aproveitamos e saímos 5 minutos para respirar e para que possam falar a sós de como está a correr o dia. Não queremos fazer uma sessão de uma hora nem nada que se pareça, queremos ter alguns retratos só dos dois mas nada de muito demorado. Não queremos muitas fotografias, queremos poucas mas boas!

Afinal, o mais importante está acontecer juntos dos vossos convidados e nós também queremos estar lá para  fotografar tudo isso.

Preferimos “roubar” 5 minutos duas ou três vezes durante o dia, do que pedir para estarem connosco uma hora a fotografar!

Assim garantimos bons retratos só vossos, e ninguém dará pela vossa falta na festa :) 

Já ouviram falar no hora mágica?  Nós também, mas felizmente não estamos reféns dessa hora. Acreditamos que somos suficientemente criativos para não ter de fotografar só a essa hora ;) acreditem em nós!


Cerimônia

Quando a cerimônia é no interior não temos muito que fazer, pedimos só para que seja iluminada da melhor forma! 

Se for no exterior, aí a hora do dia e o posicionamento do sol são coisas que podem influenciar as fotografias. Mas lembra-te que a cerimônia é só uma pequena parte do vosso grande dia. Não stressem se o São Pedro não estiver bem humorado no vosso dia :) não é uma chuva ou nuvem que vai estragar a festa.

Luz manchada - Uma das grande dores de cabeça para quem trabalha com fotografia e vídeo nos casamentos. Acontece quando as cerimônias se realizam de baixo de árvores onde o sol passa entre as folhas e faz umas manchas de luz na sombra, tentem sempre que a celebração aconteça onde temos sombra sem essas manchas de luz.

Luz do sol directo - Se escolheste casar ao sol, tenta que o sol fique por de trás do celebrante, assim ilumina não só os noivos como todos os convidados por igual. Foge da hora onde o sol está mesmo em cima de vocês, pois como não podemos movimentar os noivos, podem ficar com sombras no olhos e de baixo dos rosto...isso não é fixe.

Luz fim de tarde - sim é uma luz mais “fofinha” e bonita para trabalhar, não deixem mesmo para o pôr do sol, porque podem acontecer atrasos e lá se vai o sol. Deixa uma margem para que o sol se mantenha até ao final e ainda dar para vos fotografar aos dois depois da cerimônia.

Céu com nuvens - Jackpot da fotografia!!!!  Mau tempo sem chuva é o ideal para fotografar uma cerimônia ao ar livre, os rostos vão ficar todos bem iluminados e bonitos. Esquece todas as recomendações anteriores :) com as nuvens a difundir a luz do sol tudo fica perfeito para nós!


Desliga os convidados

Nós, no Estudiod vamos sempre fotografar com dois fotógrafos e garantimos que todo o dia vai ficar fotografado da melhor maneira. Nada mais triste do que uma entrada da noiva e um mar de câmeras, tablets e telefones ao lado, queremos fotografar a cara dos vossos amigos e familiares, a reação deles. Acreditamos que se eles estão preocupados a fotografar não estão a curtir em pleno o dia. Talvez colocar um aviso, ou pedir ao celebrante para pedir que desliguem os telemóveis. Afinal, vocês contratam fotógrafos para isso mesmo :)

Avisem os vossos amigos que vão partilhar as fotografias com eles para que não se preocupem com isso.


Alimenta o teu fotógrafo 

Quando os noivos vão almoçar ou jantar os fotógrafos já estão há 7 ou 8 horas a trabalhar sem parar e é altura ideal para também se alimentarem, de modo a recuperar energia e continuar quando vocês voltarem à acção! Se for possível queremos comer na mesma sala, assim se acontecer alguma coisa imprevista como uma surpresa de algum convidado nós estamos por perto para fotografar .

E não se esqueçam de comer também, nunca saiam de casa sem nada no estômago, a comida acalma os nervos, e assim também podem abusar mais um bocadinho na bebida sem correrem o risco de passar mal :)


Última dica

A indústria dos casamentos pode fazer com que o vosso casamento seja uma grande seca e isso pode estragar o vosso dia.

Não sejam reféns do que vêm no Pinterest, menos é mais. Afinal o que importa é o que vocês os dois vão viver. Não façam nada que não vos agrade. Se vocês estiverem bem, os outros ao vosso lado também vão estar e isso é o mais importante para terem um grande dia com grandes fotografias, únicas e verdadeiras!